segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Heloisa, experiência no artesanato

Heloisa Batista trabalha com artesanato – pintura em tecido, crochê e tela – há mais de 30 anos. Em casa recebe as encomendas, as amigas e confecciona os materiais. Ela participa do Feirarte da Secretaria de Cultura e Turismo com prazer. É mais um local para encontrar as amigas, os consumidores e se enveredar por boas conversas.
            “Este trabalho é uma terapia. Não passo o tempo todo produzindo, mas, quando começo minha mente descansa. Eu não vivo disso (o artesanato). Não dependo de minhas vendas. Faço também por distração. Eu adoro fazer”, confessa a artesã.
            Ainda criança, Heloisa já pintava. Era uma brincadeira, uma diversão em casa e na escola. “Comecei porque meu pai gostava muito de desenhos. Eu o observava. Na escola fui me tornando boa em arte e educação. Certa vez fiz um desenho do escudo do Brasil com cereais. Todo mundo elogiou”, lembra
            Heloisa faz enxoval para bebê, lençol para bebê, fraldas, toalha de banho, peças para cozinha. Os motivos de Heloisa geralmente fazem parte do imaginário infantil como bichos: ursos, joaninhas, abelhas, gatos, etc ou, no caso de peças para casas, frutas e flores. “Todo o material é bem colorido”, afirmou. “Geralmente eu faço os desenhos de acordo com o gosto das pessoas. Tem algumas que deixam a meu critério.”
            A artesã mesmo em suas viagens a passeio não para de trabalhar. “Exponho meu material aqui em casa e quando viajo levo minhas peças e vendo. Vou à praia e não paro de trabalhar”, disse Heloisa que vende suas peças entre nove reais e vinte reais aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário